Fale Conosco|Ouvidoria|Mapa do Site|Extranet
English
|
Español
BUSCAR
:: Página principal>Agência Eletrobras de Notícias>Notícias

Notícias


16.03.2017 - Publicação relembra história da eletrificação rural no Brasil
Fonte: Comunicação e Relações Institucionais da Eletrobras - Fotos: William Mattos (Memória da Eletricidade)
Imagem para contabilização de acessos a páginas

Capa do livro Eletrificação Rural no Brasil: Uma visão históricaO Centro da Memória da Eletricidade no Brasil lançou ontem (15), na Fundação Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, o livro “Eletrificação Rural no Brasil: Uma visão histórica”, que narra, com fotos e mapas inéditos, a saga do caminho percorrido até que o Brasil atingisse 92% de acesso dos domicílios rurais à eletricidade. O livro foi realizado com o apoio da Eletrobras e do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

O presidente da Memória da Eletricidade, Mario Santos, também ex-presidente da Eletrobras, destacou o significado especial dessa obra. “É com muito orgulho que lançamos um livro que trata de 50 anos de esforço na eletrificação rural no Brasil. Essa história é também a história das nossas vidas, da vida de todos nós do setor elétrico brasileiro. É uma honra contar uma história da qual você fez parte e sabe que teve um final feliz”, destacou Mario Santos, lembrando que a eletrificação rural levou dignidade e integração aos moradores do campo.
 

Foto do presidente da Memória da Eletricidade, Mario Santos
Presidente da Memória da Eletricidade, Mario Santos 

Já a superintendente de Programas de Governo da Eletrobras, Renata Leite Falcão, que representou o presidente da empresa, Wilson Ferreira Junior, no evento, destacou a importância do Programa Luz para Todos nesse processo de inclusão social a partir da eletrificação. “Não se pode falar em eletrificação rural sem destacarmos o papel desempenhado pelo Programa Luz para Todos, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia e executado pela Eletrobras. Desde sua criação, em 2003, o programa beneficiou 3,3 milhões de famílias, o que representa cerca de 16 milhões de brasileiros que passaram a ter acesso a esse serviço público essencial em suas casas”, disse Renata, que destacou também o papel que a Memória da Eletricidade tem na preservação da história do setor elétrico. “As novas gerações só podem conhecer todos os grandes feitos do setor elétrico brasileiro porque a Memória se dispôs a contar essas histórias”, concluiu.

Foto da superintendente de Programas de Governo da Eletrobras, Renata Leite Falcão
Superintendente de Programas de Governo da Eletrobras, Renata Leite Falcão 

Sobre o livro e a Memória da Eletricidade
A obra fala dos obstáculos que os processos de eletrificação rural precisaram superar, não só no Brasil, mas também nos Estados Unidos, na França e no Canadá, cuja origem encontra-se no pequeno interesse das concessionárias elétricas na prestação do serviço fora dos grandes centros, ocasionado pelos altos custos técnicos de instalação e distribuição, associados à baixa densidade demográfica e à natureza sazonal do uso elétrico no campo. Em todos os países, foi somente com o incentivo estatal que a maior parte das lavouras e domicílios rurais passaram a contar com energia elétrica, possibilitando não só a modernização da agricultura e o aumento da produtividade, por intermédio do uso crescente de processos mecânicos, mas também a maior qualidade na vida doméstica rural.

O Centro da Memória da Eletricidade no Brasil - Memória da Eletricidade é uma entidade cultural sem fins econômicos, instituída em 1986 por iniciativa da Eletrobras, e mantida por empresas e órgãos do setor de energia elétrica brasileiro. Seu objetivo é preservar a história da formação e do desenvolvimento da indústria da eletricidade no país.

Imagem para contabilização de acessos a páginas
TOPO

Escritório Central: Av. Presidente Vargas, 409/13º andar, Centro
Rio de Janeiro, 20071-003 | Tel.: (21) 2514-5151

Copyright ® Eletrobras, 2010
 
Acessibilidade | Código de Ética das empresas Eletrobras | Política de Privacidade

Imagem para contabilização de acessos a páginas
Imagem para contabilização de acessos a páginas