Busca    Mapa do Site    Fale Conosco  
Gestão Energ. Munic.Perguntas e Respostas

01. O que é a Eletrobras?
A Eletrobras é uma empresa de economia mista e de capital aberto, tendo o Governo Federal como maior acionista. Ela atua como controladora das empresas de geração, transmissão de energia elétrica, que produzem cerca de 60% da energia elétrica consumida no país, e algumas distribuidoras. É também a responsável pela coordenação de programas do Governo Federal na área da energia elétrica.


02. O que é o PROCEL?
O PROCEL é o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, criado em dezembro de 1985, pelos Ministérios de Minas e Energia e da Indústria e Comércio. O PROCEL é gerido por uma Secretaria-Executiva subordinada à Eletrobras. Seu objetivo é melhorar a eficiência da produção e do consumo de energia elétrica, para que se eliminem os desperdícios e se reduzam os custos e os investimentos setoriais.


03. O que é o PROCEL GEM - Programa de Gestão Energética Municipal?
É um subprograma do PROCEL ,cujo objetivo é colaborar com o administrador municipal, na gestão e uso eficiente da energia elétrica, nos centros consumidores pertencentes à prefeitura, visando à redução dos desperdícios.


04. Quais benefícios o município terá por implementar a Gestão Energética Municipal?
Há inúmeros benefícios para um município que gerencia seu consumo de energia elétrica.Os principais são: formar uma equipe capacitada na prefeitura, saber como negociar contratos com a concessionária de energia elétrica, reduzir o desperdício de energia elétrica e a conta da Prefeitura.


05. Como posso fazer para implementar a Gestão Energética Municipal no meu Município?
Há várias formas de implementar a GEM no município. O primeiro passo é ter interesse em reduzir o desperdício de energia. Depois, basta entrar em contato com a ELETROBRAS/PROCEL pelo e-mail procel.gem@eletrobras.com ou por carta. Eletrobras/Procel GEM Av. Rio Branco, 53 – 14º andar 20090-004 – Rio de Janeiro – RJ


06. Quais as fontes de recursos disponíveis para a implementação dos Programas que integram o Plano de Gestão Energética Municipal?
A GEM e as ações de eficiência energética que reduzirão os desperdícios de energia elétrica em seu município podem ser implementadas com recursos da Eletrobras, das Concessionárias de Energia Elétrica e de entidades de financiamento, como a Caixa Econômica Federal e o BNDES, por exemplo. O PROCEL está sempre em contato com essas entidades para facilitar o acesso dos municípios aos recursos.


07. O que é a RCE-Rede Cidades Eficientes?
A Rede Cidades Eficientes em Energia Elétrica é um projeto da Eletrobras/PROCEL, em parceria com o IBAM – Instituto Brasileiro de Administração Municipal, que visa facilitar a difusão e a troca de informações sobre o desenvolvimento de projetos de eficiência energética entre os municípios brasileiros.


08. Como minha Prefeitura pode aderir à Rede de Cidades Eficientes?
Para isso, basta acessar o site da RCE www.rce.org.br ou entrar em contato com o IBAM pelo telefone (21) 2536-9787. Você deverá preencher o Termo de Adesão com algumas informações sobre seu Município e poderá usufruir dos benefícios da Rede. E lembre-se: a adesão e a participação do município na RCE são gratuitas!


09. Que benefícios meu Município terá por integrar-se à Rede?
São muitos os benefícios de aderir à RCE. Entre eles, destacam-se a divulgação das experiências realizadas no próprio município, o acesso a um banco de dados com experiências de sucesso, o recebimento de informativo e o apoio da equipe técnica da RCE.


10. Quanto a Prefeitura poderá reduzir no consumo de energia elétrica?
O número exato, depende da situação de cada município. Esse valor será conhecido somente após a implementação das ações da GEM, que inclui um planejamento e metas de redução do consumo. Mas as experiências com municípios realizadas até hoje, pelo PROCEL GEM, indicam que há um potencial em torno de 30% de economia.


pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas